Medicina - Unilago

curso-medicina-rio-preto-unilago-2-
Com diferenciais em sua infraestrutura, metodologia e corpo docente, a União das Faculdades dos Grandes Lagos despontou como modelo de formação diferenciada do acadêmico de medicina.

Ano após ano, o curso de Medicina continua sendo um dos mais procurados pelos estudantes. São mais de 123 mil médicos em atividade no Estado de São Paulo, segundo dados de 2016 do Conselho Regional de Medicina (Cremesp). Em um mercado tão concorrido, a escolha de qual universidade ingressar pode fazer toda a diferença.

Com diferenciais em sua infraestrutura, metodologia e corpo docente, a União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago) despontou como modelo de formação diferenciada do acadêmico de medicina. O curso de Medicina da Unilago recebeu nota 4 na avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), numa escala de até 5, publicada no Diário Oficial da União de 12/06/2017.

O ensino médico na Unilago se destaca por sua incorporação tecnológica, infraestrutura, metodologia, corpo docente e aproximação desde os anos iniciais com a realidade profissional. Com apenas cinco anos de existência, todos estes atributos do curso de Medicina da Unilago causaram elogios por parte dos avaliadores do MEC.

O complexo educacional da Unilago conta com laboratórios, salas de aula, biblioteca e centro tecnológico de telemedicina. A Unilago é a primeira faculdade particular do Brasil a oferecer a disciplina de Telemedicina, entregando a seus alunos a possibilidade de aumentar seus horizontes para além da instituição, com aulas realizadas por videoconferência e interatividade, em contato com outras instituições de ensino médico do Brasil e do mundo.

A metodologia híbrida, mesclando ensino médico clássico e estratégias de metodologia ativa, possibilita aquisição do conhecimento de forma dinâmica e compartilhada. Os alunos possuem uma proximidade maior com seus professores, com a coordenação do curso de Medicina, e consequentemente viabilizando o esclarecimento de dúvidas pertinentes à sua formação.

Impressora 3D usada pelos alunos de Medicina da Unilago (Foto: Divulgação)

Atuação na sociedade

O corpo docente da Unilago é composto por professores conceituados em suas áreas de atuação, não somente por seus títulos acadêmicos mas pela ampla atuação na sociedade e experiência profissional.

A carga horário do curso de Medicina da Unilago é intensa desde o início do curso, por intermédio das parcerias firmadas com a Prefeitura de Rio Preto e municípios circunvizinhos , permitindo que os estudantes frequentem as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, áreas especializadas e alguns hospitais, sob orientação de preceptores, os quais estão alinhados com as estratégias definidas pela coordenação do curso.

O internato médico está sendo realizado em São José do Rio Preto, nos municípios parceiros, como Ibirá, Tanabi, Mirassol, Poloni e também na cidade de Bauru, município que contempla hospitais de ensino médico com tradição em internato e residência médica.

Laboratório de anatomia usado pelos alunos do curso de Medicina (Foto: Divulgação)

Formação profissional

A formação na Unilago não é só médica, mas profissional também. Temas relacionados à gestão, contabilidade, legislação, marketing, planejamento estratégico, com foco em clínicas e hospitais são úteis para o gerenciamento da carreira médica, permitindo expandir suas oportunidades de atuação profissional e, também, de abrir novos horizontes.

Nos cinco anos de curso de Medicina da Unilago, alguns alunos já tiveram oportunidade de realizar estágios extracurriculares em centros médicos de excelência como Universidade de Coimbra e Harvard Medical School.

Desde o início das atividades em 2012, os gestores da Faculdade de Medicina da Unilago têm trabalhado no sentido de atender às diretrizes curriculares nacionais do Curso de Medicina, aproximando os alunos da atenção básica e ensinando conceitos de atendimento médico humanizado e das práticas integrativas.

No ano de 2016, os alunos de Medicina da Unilago realizaram duas importantes provas: Anasem e Enade. O rendimento dos alunos na Anasem se equiparou as faculdades de Medicina mais antigas e de tradição no país. No ENADE, o curso de medicina da Unilago obteve nota 4 no IDD, que representa uma interface entre a prova dos alunos e os atributos da instituição para formação desses futuros médicos.

Alunos durante aula de Telemendicina na Unilago (Foto: Divulgação)